Como a educação corporativa ajuda a melhorar o processo de comunicação da sua empresa?

As empresas de pequeno, médio ou grande porte estão otimizando a sua forma de atuação para que o seu negócio prospere. Como é sabido não há uma receita de sucesso para que qualquer eventual empreendimento atinja o sucesso, mas se há algo que deve ser olhado com atenção por gestores sem dúvida é a questão da educação corporativa.

Inicialmente era esperado que um funcionário com boa remuneração fosse o suficiente para garantir o engajamento necessário e consequentemente os resultados em produção esperados.

Quando questionamos muitos dos funcionários de grandes empresas, boas condições de trabalho aparecem com grau de importância igual ou superior a remuneração financeira. Pensando nisso as corporações passaram a olhar para os seus colaboradores de outra maneira. Assim surgiu o conceito de educação corporativa.

Em termos práticos o conceito educação corporativa ou ainda organizacional consiste em manter todos os seus colaboradores engajados e motivados com as questões relacionadas ao seu negócio. Esse sentimento de engajamento vem como resposta a valorização do funcionário e não unicamente no âmbito financeiro/profissional. Não se preocupe, vamos explicar isso melhor.

A educação corporativa dentro da sua empresa

Os benefícios da educação corporativa dentro das empresas variam desde aumentar a produtividade de seus colaboradores, o que indiretamente aumenta a possibilidade de lucros para o empreendedor, bem como otimiza o ambiente de trabalho, a transparência entre chefia e colaboradores e melhora a comunicação interna.

Engana-se quem acredita que a educação corporativa se configura apenas com o treinamento da mão de obra, otimizando a produção da sua empresa. Educação corporativa vai muito além disso e hoje vamos explicar exatamente o que esse termo contempla. A educação corporativa é um tipo de gestão de pessoas que objetiva dentre outras coisas o melhor desenvolvimento dos seus colaboradores aliando esse processo as diretrizes e objetivos da própria instituição.

Você deve estar se questionando se a educação corporativa surgiu unicamente como forma de otimizar os ganhos do setor empresarial e a resposta é não. Educação corporativa é uma resposta do setor empresarial no que diz respeito a qualificação de mão de obra.

Veja, muitas empresas esperavam que as instituições de ensino ofertassem um currículo que fosse de acordo com as necessidades do mercado, contudo, esse panorama mudou. Ao invés de esperar que as instituições capacitem a mão de obra de acordo com suas próprias necessidades, a empresa passou a realizar esse processo de capacitação que como comentamos anteriormente não visa unicamente aumentos de produção e consequentemente lucros. Pelo contrário, foca-se no desenvolvimento do funcionário em primeiro plano. Feliz e realizado com a empresa tem-se o retorno no que diz respeito a sua produtividade e a construção de um melhor ambiente de trabalho.

Abaixo separamos alguns dos principais benefícios do investimento na educação corporativa dentro da sua empresa.

-Funcionários mais motivados = maior produtividade

Um dos benefícios da educação corporativa e da comunicação empresarial sem dúvida é a motivação que os funcionários apresentam. Temos esse panorama porque com o investimento da empresa e de seus gestores nos colaboradores há a sensação de valorização do profissional. Que funcionário que se sente valorizado na empresa onde trabalha não se sentiria motivado a dar o seu melhor?

-Poder de inovação

Quando a sua empresa apresenta algum tipo de problema pontual a colaboração dos seus funcionários viria bem a calhar, todavia, quando o colaborador não se sente realizado dentro da empresa ou mesmo não se sente visto, dificilmente irá propor soluções mesmo que sejam as melhores possíveis para o momento.

Temos esse comportamento quando o funcionário não sente confiança em si mesmo como também apresenta falhas de confiança na corporação. Com o processo de educação corporativa temos um profissional mais capacitado, engajado e confiante. Desta forma, a colaboração é possível entre as partes fronte a um problema eminente.

-Representa a gestão bem sucedida

Áreas de treinamento e aprendizado tem crescido cada vez mais em todo o território nacional, sendo considerado um exemplo de gestão bem sucedida. Quando aplicada de maneira estratégica pode resultar em uma melhor capacitação profissional, o que pode ajudar significativamente com que a sua empresa venha a ter êxito no mercado.

-Manuseio correto de equipamentos e maquinário

Não é porque um profissional ocupa uma determinada vaga e executa suas atividades com o uso de uma determinada ferramenta ou maquina que de fato ele está plenamente capacitado para operá-la.

Com o uso da educação corporativa aplicada para os seus colaboradores você terá um time mais capacitado que aumentará não só a sua produção, como diminuirá os desperdícios de matéria prima por conta de eventuais erros de execução.

-Desenvolvimento de atitudes e comportamentos esperados

Um dos principais motivos pelos quais as empresas optam pela aplicação da educação corporativa (e cada vez mais corporações tem investido nesse processo) porque permite que haja uma conversa direta com o seu time, o que permite que eles estejam constantemente alinhados com os pensamentos e atitudes desenvolvidas pela empresa.

-Desenvolvimento de habilidades e competências desejadas

As empresas apostam em uma determinada área de formação para atender todos os seus colaboradores. Essas áreas são voltadas para a própria empresa muitas vezes, otimizando o desempenho de todos os seus funcionários, permitindo-os que desenvolvam capacidades técnicas extremamente úteis e vantajosas para a empresa. Mas essa capacitação é uma via de mão dupla, porque o profissional acaba melhorando a sua formação, o que pode melhorar a sua vida profissional como um todo, para além da empresa.

-Otimização de processos

Quando a empresa investe em educação corporativa como uma atitude permanente há uma crescente de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados. Profissionais capacitados e bem treinados sabem exatamente o papel que desempenham e as suas respectivas funções. Com essa delimitação clara os processos dentro das empresas tendem a fluir melhor.

Se você acabou ficando interessado em aplicar a educação corporativa em sua empresa o mais importante passo é determinar o objetivo esperado com a sua aplicação. O que você como gestor espera como objetivos a serem alcançados com a educação corporativa? Maior faturamento, redução de custos, otimização de processos?

By | 2019-06-19T20:12:51+00:00 junho 19th, 2019|Blog|0 Comments

Leave A Comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE