Quais as diferenças entre o ensino presencial e o ensino à distância?

Você está tentando descobrir quais as diferenças entre o ensino presencial e o ensino à distância? Então este artigo foi feito para você.

Hoje iremos analisar como ocorre a relação entre os prós e contras de ambos os métodos de aprendizagem.

Vale destacar já de início que não há resposta certa e nem errada. O que convém a uma pessoa pode não ser a melhor maneira para uma outra pessoa aprender.

E são essas areias movediças que dificultam a afirmação de que alguns alunos trabalham melhor com o curso presencial, enquanto outro grupo se sairá melhor em cursos de ensino à distância.

A resposta é, essencialmente, pessoal. Mas se você decidir fazer uma faculdade e voltar aos estudos, você tem suas escolhas entre o ensino presencial e o ensino à distância. Portanto é necessário saber os prós e contras de ambos os métodos de aprendizagem. Confira!

Os prós e os contras

Como seria de esperar, há vantagens e desvantagens para ambos, alguns dos quais abordamos aqui. Claro, você pode ler a lista de cada um e decidir o que fazer com ele, e vice-versa, para você pessoalmente.

O ensino à distância também é conhecido como aprendizado on-line, e-learning, aprendizado aberto ou aprendizado em casa.

Você pode pagar adiantado pelo curso e receber todos os materiais em uma remessa ou pagar mensalmente com alguns fornecedores, com os materiais do curso liberados à medida que você completa (e paga) por módulos ou unidades.

Já o aprendizado cara-a-cara, também conhecido como ensino presencial, pode ser definido como o estilo tradicional de aprendizado no qual você aparece em um local ao mesmo tempo para várias sessões.

Você será orientado por um instrutor ou professor, seguindo um cronograma prescrito de sessões ensinadas chamado currículo.

Quais as diferenças entre o ensino presencial e o ensino à distância?

  1. Ensino à distância

O ensino à distância é possivelmente uma das opções de estudo mais flexíveis abertas ao estudante moderno, independentemente de sua idade, status de trabalho e assim por diante.

Desta forma, você precisa se comprometer com o seu curso, o que significa entender a diferença entre flexibilidade e procrastinação.

Entretanto, se você não tem um forte senso de disciplina ou não está interessado em formar um quando se trata de seus estudos, o ensino à distância pode não ser para você.

Você pode estudar em um espaço no qual você se sente mais confortável. Isso poderia estar na mesa da cozinha ou até mesmo enrolado no sofá.

Estudar no sofá é muito bom, mas você também precisa estar preparado para o fato de que há momentos, com prazos se aproximando e tarefas urgentes de que você precisa criar um espaço de estudo que seja propício ao aprendizado.

Portanto, às vezes, descansando no sofá não é o melhor espaço para você estudar. Para muitos estudantes de ensino à distância, o cronograma de estudos no qual eles completam seu curso é ditado por ninguém além de si mesmos.

Se você não entender um conceito inicialmente, pode passar por cima do módulo novamente, por exemplo.

O ritmo é uma coisa, não se aplicar é algo completamente diferente. Quando o ritmo está faltando, ou a sensação de que não há mais ninguém lá para orientar seu aprendizado, reservar tempo para estudar pode ficar de lado.

Pode caber em torno de você e seu trabalho, família e compromissos sociais. Muitas pessoas acham que o curso é tão bem estruturado que eles podem pegá-lo depois de algumas semanas se precisarem reprogramar o aprendizado.

Desta forma, encaixá-lo em torno da vida é um aspecto do ensino à distância, mas você também precisa garantir que você valorize seu curso também.

Então, quando você não pode estudar em um determinado momento porque ‘a vida acontece’ quando você vai reagendar seu tempo de estudo?

Você está no comando. Assim sendo, você mesmo é o condutor. Você tem controle total de suas horas diárias de aprendizado. Você está organizado? Você consegue se manter motivado para concluir o curso?

Pensado nisso, escolher o curso e o provedor de ensino à distância é essencial. Você precisa ter certeza de que o curso e seu conteúdo, bem como a qualificação após a conclusão, têm o mesmo ‘valor’ de um curso concluído em uma faculdade ou em um provedor de treinamento.

Para alguns empregadores e organizações, é interessante saber que como estudante, você conseguiu organizar seu próprio aprendizado e completar com sucesso o curso. Há muito mais benefícios para o ensino a distância. Por isso, é uma opção que vale a pena explorar.

  1. Ensino presencial

É físico. Cara a cara. Ensino presencial é algo que é essencial para algumas pessoas quando se trata de aprendizagem eficaz.

Entretanto, pode trazer lembranças desconfortáveis ​​de tempos passados ​​na escola, bem como sentimentos enclausurados e fechados. É um grande passo para entrar em uma sala cheia de pessoas.

Você obtém respostas instantâneas e interação, bem como cria uma rede de apoio com os colegas, o professor e o provedor de treinamento como um todo.

Para alguns alunos, isso não é entregue da maneira que eles querem. Com o aprendizado à distância ou on-line, você pode fazer parte de um suporte da comunidade on-line, bem como ter tutores especialistas à disposição para responder às suas dúvidas e consultas.

Você pode achar que você se motivará porque, para completar o curso, você tem que participar de certo número de sessões e assim por diante. Para muitos alunos, esse atendimento ‘obrigatório’ é o que os leva adiante para concluir o curso.

Mas, para os alunos que têm dificuldades em suas vidas, ou compromissos profissionais e familiares, perder algumas sessões pode levar à sensação de que “não adianta continuar, pois já houveram muitas faltas”.

Se você não puder participar de uma sessão ensinada, é importante que você se comunique com seu professor. Você pode continuar seu trabalho em casa.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre quais as diferenças entre o ensino presencial e o ensino à distância, então continue em nosso site e confira muito mais dicas.

By | 2019-04-30T14:35:10+00:00 abril 30th, 2019|Blog|0 Comments

Leave A Comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE