Novas Tecnologias Educacionais mudam os resultados dentro das Empresas

O termo “Tecnologia Educacional” se refere a uma área da tecnologia dedicada a desenvolver e aplicar um conjunto de técnicas que promovem a educação. Essas técnicas podem ser aplicadas com o auxílio de equipamentos físicos — no caso, conhecidos como hardware —, sistemas de informação e os próprios processos que envolvem as regras de negócio das organizações.

Colocando de outra maneira, podemos dizer que a tecnologia educacional é um campo de conhecimento que facilita a aprendizagem e melhora a produtividade de organizações e pessoas. Tudo isso através da criação, utilização e gerenciamento de processos e recursos tecnológicos.

Por mais que, quando nos deparamos com uma primeira definição, esse campo pareça ser bem específico; ele, na verdade, é capaz de atingir e impactar diferentes segmentos da população. Continue com a leitura e veja como o uso de tecnologias educacionais podem mudar os resultados dentro de uma empresa.

Tecnologia e o futuro da educação

Nós estamos vivendo na chamada era da informação, e o grande fator responsável por esse título é o aumento da presença da tecnologia em nossas vidas. Atualmente, cada vez mais pessoas têm acesso a diferentes produtos eletrônicos que facilitam o acesso à educação.

Novas tecnologias como a inteligência artificial, machine learning, e softwares educacionais não afetam apenas a experiência de quem depende delas para aprender, mas também daqueles que assumem o papel de educadores, alterando a forma como se dá a aproximação à transmissão do conhecimento.

Com o constante desenvolvimento de novas metodologias de aprendizado, as metodologias educacionais tradicionais cairão em desuso nas próximas décadas.

Atenção às necessidades individuais

Diferentes pessoas geralmente aprendem de maneiras diferentes, e a tecnologia permite que aquele que assume o papel de educador, seja uma empresa ou um profissional liberal, encontre uma maior facilidade em atender às necessidades do seu público-alvo.

O uso de ferramentas digitais de apoio ao aprendizado podem, por exemplo, substituir o uso de cadernos de anotações e outros aparatos ultrapassados, gerando uma melhor dinâmica envolvida no ensino.

Tendências de aplicação das Tecnologias Educacionais

Adquirir cada vez mais conhecimentos sobre um determinado tema está se tornando mais fácil graças ao apoio da tecnologia. Diferente das metodologias tradicionais de aprendizagem, o uso da tecnologia educacional atinge novos horizontes.

Isso acontece porque as tecnologias educacionais permitem que haja uma maior dependência com o objeto de estudo do que com o educador em si.

Podemos dizer que a tecnologia educacional vem para nos ajudar a propagar conhecimento de maneira prática. Enquanto metodologias tradicionais se limitam à leitura estafante de conteúdo teórico, o desenvolvimento das tecnologias educacionais permitem um maior envolvimento prático do público-alvo.

Utilizar as tecnologias educacionais dentro da sua empresa se faz útil porque essa é uma demanda dos tempos modernos. Graças ao material em vídeo, apresentações de slides, ferramentas para a comunicação à distância, seminários gravados e conferências online com especialistas, a tecnologia educacional vem ganhando uma imensa popularidade. As razões para isso são simples: as pessoas querem cada vez mais aprender com profissionais e experts sobre o assunto que é do seu interesse.

Confira abaixo quais são os nichos com a maior tendência em tecnologia educacional. Sem dúvidas eles podem fazer toda a diferença dentro para o seu negócio!

Produção de textos e Treinamentos

Algumas das ideias mais populares para a abertura de novos negócios apoiadas pela tecnologia educacional são: a publicação de textos em blogs e sites, produção de conteúdo escrito, e-books, entre outras. Com base nessas ideias, você e a sua empresa podem abordar uma variedade de assuntos e até mesmo oferecer conhecimento especializados para o seu público-alvo em diversos tópicos educacionais.

Há ainda a chance de criar seu próprio blog ou site e começar a produzir e divulgar seu conteúdo em páginas da internet. Isso faz com que você ou sua empresa sejam reconhecidos, e cada vez mais pessoas possam ser atraídas pelo seu negócio.

Publicações em páginas da internet são um dos melhores caminhos possíveis para aumentar seus ganhos e reconhecimento em um curto espaço de tempo. No entanto, um caminho mais conveniente e popular seria a prestação do serviço de tutoria online. A tutoria online é o melhor caminho para se iniciar um negócio voltado à educação, seja ela corporativa ou não.

O tipo de linguagem a ser utilizado com esses métodos também variam bastante. Há espaço para a produção de materiais para diferentes áreas, então você consegue atingir desde grandes gestores até jovens que não estão bem situados frente ao mercado ainda.

Desenvolvimento de aplicativos educacionais

Algo que vem ganhando extrema importância no mercado global ultimamente é a demanda pelo desenvolvimento de aplicativos educacionais. Isso literalmente justifica o significado de utilizar a tecnologia como apoio ao estudo e ao aprendizado. É através desse meio que empreendedores e instituições estão atingindo novos patamares para seus negócios em educação à distância.

Apostar no desenvolvimento de aplicativos educacionais é a solução para a crescente demanda por atendimento personalizado por parte de quem está aprendendo. É sinônimo de tornar os processos de aprendizado e ensino mais convenientes e flexíveis.

No atual cenário mundial, o desenvolvimento de tais aplicativos é um novo caminho para tornar mais veloz a comunicação interativa entre plataformas, reunindo empreendedores, educadores e estudantes de todo o mundo.

Dispondo do seu próprio aplicativo educacional, você tem a facilidade de compartilhar materiais, apresentações e conteúdos em vídeo para pessoas ao redor do mundo. É o seu negócio alcançando públicos que você sequer imaginava que poderia alcançar!

Produção de conteúdo audiovisual

Essa é a forma de usufruir das tecnologias educacionais que mais engajam o público interessado em obter apoio profissional de teor educacional. Como resultado direto deste fator, várias novas oportunidades de negócio surgem em diferentes nichos de mercado.

Você mesmo pode conferir exemplos de empresas que deram certo e são um sucesso internacional. Muitas delas, que antes trabalhavam apenas com o uso de sites e aplicativos, agora também se apoiam na produção de conteúdo em vídeo disponibilizados em plataformas de uso livre, como o Youtube, por exemplo.

A liberdade que plataformas assim oferecem mostra que pessoas que têm um determinado nível de conhecimento sobre um assunto em particular, podem educar as pessoas. E o melhor: sem qualquer limitação física!

O uso de tecnologias educacionais, de fato, funciona muito bem para manter alinhadas as funções de empreendedor e educador.

Oportunidades internacionais

As oportunidades envolvendo o uso de tecnologias educacionais ocorrem a nível internacional. Para você ter uma ideia, o ramo atrai tanto a atenção de investidores que, em menos de um ano, o mercado movimenta mais de 8 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 30 bilhões de reais, só em investimentos.

Então, além de estar atraindo cada vez mais clientes e gerando maior engajamento com eles, quando você ou sua empresa fazem o uso extensivo das tecnologias educacionais, também estão atraindo a atenção de potenciais investidores. Uma boa oportunidade para fazer o seu negócio crescer, não?

É uma necessidade investir em tecnologia

Com o protagonismo da tecnologia da informação nos diversos nichos de mercado, as empresas e empreendedores vêm se beneficiando do seu uso. Além de alavancar a produtividade, o investimento em tecnologias educacionais facilitam o destaque em relação à concorrência.

O que você quer é melhorar resultados na sua empresa ou negócio? Então invista em novas tecnologias!

Como você pôde ver ao longo desse artigo, as tecnologias educacionais podem gerar uma melhoria intensa nos resultados de uma empresa. Os principais fatores que permitem isso são: o aumento da produtividade e a facilidade em se produzir materiais de qualidade.

Seja você um professor que está criando o próprio curso, ou um gestor querendo elaborar um novo plano estratégico para se comunicar com seus funcionários, tecnologias educacionais irão te beneficiar.

Os tempos mudaram, e forma como as pessoas absorvem a informação também. Toda a forma como percebemos o mundo e aprendemos coisas novas está evoluindo, e esse fato exige a sua adequação aos novos tempos.

Então, você já se apoia em tecnologias educacionais para impulsionar o seu negócio?

By | 2019-04-08T20:47:05+00:00 abril 8th, 2019|Blog|0 Comments

Leave A Comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE