Gamificação é utilizar das ferramentas e mecânicas dos jogos para engajar pessoas a cumprir um determinado objetivo, mudar um determinado comportamento, facilitar o processo de aprendizagem, dentre tantas outras coisas que esse método pode ser usado.
Para isso vamos entrar um pouco lá na escola quando aprendemos biologia, vamos falar do hormônio da dopamina, ela está diretamente relacionada ao nosso sistema de recompensa e ela garante a motivação para as atividades.
E como os jogos se baseiam num sistema de recompensa, a pessoa irá sempre buscar a recompensa para gerar a sensação de felicidade quando conseguir atingir aquele objetivo.
E além disso, está nos instintos básicos a competição. Porque nós seres humanos não abrimos mão de uma competição,
Portanto, unindo a vontade do ser humano de competir com a vontade de ganhar para ter uma sensação de felicidade, temos então o método que pode te ajudar a motivar sua equipe.
A gamificação nas empresas usam da ludicidade para conseguir com que o colaborador sinta vontade de cumprir determinada tarefa para conseguir com o objetivo de ter uma recompensa, fazendo com que qualquer pessoa desenvolva uma habilidade, adquira um conhecimento, desenvolva uma atitude ou atinja uma meta de maneira prazerosa, leve e até mesmo natural.
Mas é importante lembrar que cada game criado precisa pensar na individualidade do público ao qual será aplicado, entender o que engajam essas pessoas, estar alinhado aos objetivos da organização e principalmente ter um objetivo claro.
Então, tá esperando o que? Vamos gamificar!
Por, Thainara Nunes