Você sabe o que são Jogos Corporativos? Esta é uma estratégia de capacitação de profissionais que tem
ganhado força no mercado nos últimos anos. Com os Business Games, como também são chamados, a sua
empresa pode preparar funcionários dos mais diversos cargos de senioridade para lidar melhor com os
desafios e obstáculos do dia a dia, além de ajudar na superação de crises e na consolidação da cultura
organizacional nos colaboradores.
Preparamos algumas dicas sobre como utilizar os jogos corporativos nos treinamentos de seu negócio e
aprimorar a eficiência de seus profissionais. Veja!
A necessidade dos jogos corporativos
Os jogos corporativos foram uma forma que os Recursos Humanos das empresas desenvolveram para
preparar seus funcionários de forma mais pedagógica e eficiente. Por mais que os colaboradores passem por
treinamentos para descobrir como a empresa opera, em situações de necessidade é comum que os
trabalhadores não façam o que aprenderam no treinamento.
Com uma situação de jogo, seja ele cooperativo ou competitivo, a interatividade auxilia na memorização de
rotinas e resolução de crises. Além disso, jogos corporativos são uma boa maneira de os profissionais se
reinventarem e se atualizar perante as novas demandas do mercado, não importa se são profissionais
operacionais ou executivos: contar com mão de obra qualificada é uma das garantias de eficiência do
empreendimento.
A aplicação dos jogos dependerá dos propósitos de cada atividade lúdica, as condições dos funcionários e as
circunstâncias da empresa. Os jogos podem ser divididos em:
Cooperativos – apenas com o trabalho em conjunto de um grupo de colaboradores será possível vencer o
jogo e atingir aos objetivos. Incentiva relacionamento humano, trabalho em equipe diálogo entre colegas.
Competitivos – os funcionários competem entre si, ou entre times, para ver quem atinge o objetivo primeiro
ou melhor. Com isso, é possível avaliar os acertos e erros de cada equipe, com aprendizado para todos.
Mas não basta que sejam jogos, por si só, para que o aprendizado seja adequado. É importante que a
atividade seja pensada do começo ao fim, que tenha uma mensagem bem definida a ser passada, e por isso
ela passa por quatro estágios, que formam um ciclo de aprendizado: experiência de impacto, reflexão,
tradução e transformação. É preciso que estes jogos se convertam em ações positivas para a rotina
profissional.
Como montar um jogo corporativo?
Primeiro, é preciso estudar qual o ambiente daquela empresa e o que se espera com o jogo. Depois, hora de
criar o jogo em si (regras, jogadas, duração, participantes, etc). É possível criar material de apoio para o
jogo, impresso ou eletrônico. Depois aplica-se a atividade lúdica, avaliam-se os resultados e o ciclo
recomeça, já computadas as experiências anteriores.
Contrate uma equipe profissional
Um jogo corporativo pode ser um importante elemento dentro da educação organizacional de sua empresa.
Por isso, nessa hora, não se deve vacilar. Contrate uma empresa experiente e especializada para montar suas
atividades!
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