[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]
Pesquisa aponta que em 5 anos aulas EAD vão ultrapassar o ensino presencial no país, mas é preciso muita disciplina do aluno
Já pensou estudar em horários flexíveis, pagar uma mensalidade mais barata, não ter que ficar horas no trânsito para ir à faculdade e ainda contar com conteúdos dinâmicos? Essas são as vantagens que o ensino a distância oferece e, segundo pesquisa realizada pela Sagah, empresa que desenvolve conteúdo e tecnologia para ensino a distância (EAD), em conjunto com a Educa Insights, prevê que daqui a cinco anos, o quantitativo de alunos fazendo cursos na modalidade EAD deve superar o de inscritos em aulas presenciais. Pesquisa realizada no segundo semestre de 2016. Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) ainda determina que não haja diferenças entre o diploma de cursos a distância ou presenciais.
A pesquisa ainda aponta que já existe um perfil traçado de quem opta pelo ensino a distância. São pessoas com idade entre 31 e 40 anos (representam 41% dos entrevistados) e 87% trabalham fora. Já 90% estudam em casa e 62% à noite.
É preciso ter mais disciplina quando há essa liberdade na hora de estudar. No entanto, as vantagens superam os pontos negativos. A proatividade é fundamental para agregar ainda mais no aprendizado, pois uma das avaliações pode ser mediada através de nota para o interesse e a qualidade de tempo que o aluno dedica aos estudos nas plataformas virtuais das instituições. Em uma sala convencional, o aluno tem mais possibilidade de distração, além do cansaço que também pode afetar no bom desempenho. Porem, no ensino a distância o foco demandado por essa modalidade impede a autossabotagem.
O valor mais acessível é um atrativo para o ensino a distância, mas não o maior. A possiblidade de estudar quando quiser e ainda poder rever as aulas, são fatores que mais chamam a atenção no momento de escolher um curso EAD. A possibilidade de estudar em instituições de renome nacional sem sair da própria casa também são pontos importantes para quem opta por essa modalidade de educação. A possibilidade de acesso à biblioteca, ter um suporte on-line e participar de fóruns são outros agravantes do ensino a distância.
A realidade aumentada também será um ponto de acréscimo no ensino a distância, porque, com o avanço da tecnologia, existe a possibilidade de ter laboratórios virtuais e até mesmo aulas baseadas em realidade aumentada a custo acessível. Mas, para dar maior aporte ao usuário é imprescindível que a plataforma seja de fácil manuseio e que seja rápida. “Um site com uma navegação mais lenta e/ou com tarefas em locais de difícil acesso faz com que aja um desinteresse por parte do aluno, além de comprometer o tempo gasto assistindo aula, o contrário do que essa proposta coloca”, finaliza.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]