[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]
Diante de um jogo, o objetivo é planejar e analisar estratégias para atingir o objetivo final de uma partida, a vitória. Toda essa situação faz dos jogos um valioso recurso que pode ser incluído dentro do ambiente de trabalho. Os jogos podem auxiliar no diagnóstico e resolução de conflitos internos que estão prejudicando a produtividade da equipe.
Essa metodologia de incluir jogos no ambiente corporativo é denominada gamification, em inglês, na tradução literal “gamificação”. Aplicada nas empresas, ela garante que os mecanismos e dinâmicas dos games sejam utilizados para identificar pontos que atrapalhem a produtividade dos funcionários, buscando assim, a solução desses problemas de maneira rápida e divertida.
Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) prevê que, em 2020, 85% das atividades cotidianas deverão envolver estratégias utilizadas em jogos. O estudo reforça o principal objetivo da gamificação, que, ao trazer o jogo para a realidade, impacta diretamente em pontos de uma rotina de trabalho como o engajamento, a produtividade, o foco, a determinação, o comprometimento, entre outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos em qualquer contexto.
Outra aplicabilidade da metodologia é em salas baseadas no scape game, jogo no qual o objetivo é escapar de um ambiente fechado usando estratégia, ele é uma solução para melhorar o convívio e o trabalho em grupo. O recrutamento de profissionais também pode ser feito com base na gamificação.
Os pontos positivos da metodologia vão além da diminuição no tempo gasto nas capacitações ou a melhora de relacionamentos dentro do ambiente de trabalho. No fim, o maior beneficiado é o empregador, pois a técnica promove o desenvolvimento de novas ideias, permite e incentiva a dedicação a novos projetos e impulsiona a cultura da inovação dentro da corporação.
Quer desenvolver um projeto de gamificação em sua empresa? Faça contato conosco e vamos tornar esse projeto real.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]