A inteligência artificial (IA), resumidamente, é caracterizada pela capacidade das máquinas de realizarem atividades humanas como, por exemplo, raciocinar. Sendo a tecnologia grande aliada no processo de aprendizagem do indivíduo e estando o ensino a distância inserido nessa plataforma, a IA e modalidade EAD se tornam grandes parceiros na área de educação.
Ambos são modelos de educação novos e modernos que vai além do tradicional e estão expandindo seus horizontes na sociedade. Todos os dias cientistas descobrem novas maneiras de melhorar a interação entre máquina e ser humano, enquanto no ensino a distância novos métodos são abordados e novas plataformas de interação entre os alunos são criadas e aprimoradas. Sendo assim, se torna praticamente inevitável a relação entre IA e EAD.
Mesmo que muitos ainda não saibam identificar, a inteligência artificial está inserida na rotina da sociedade. Quando, ao fazer uma pesquisa no Google, acontece o preenchimento automático no banco de buscas ou ao ser recomendado pelo Facebook a marcar alguém em uma foto você está utilizando IA.
Entre muitas características, a inteligência artificial pode influenciar o ensino a distância auxiliando na identificação de alunos, de forma simples e completa; apoiando na elaboração de conteúdos para a plataforma digital como, por exemplo, em provas; colaborando na correção de atividades ao identificar sinais de plágio; e melhorando a participação do aluno, sanando dúvidas e ajudando em pesquisas.
Vale lembrar que o objetivo do ensino a distância e da inteligência artificial é fazer com que o futuro da educação melhore, se tornando acessível e de qualidade para todos.