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De acordo com um estudo feito com 126 empresas desde pequeno a grandes portes, 28% delas afirmaram que já reúnem condições em termos de infraestrutura, física ou virtual preparadas com o objetivo de qualificar os colaboradores. Ou seja, uma universidade corporativa.
Em nosso artigo de hoje você vai entender melhor, e saber as vantagens de ter uma universidade desse tipo. Confira.
O que é uma universidade corporativa?
Tudo começou no ano 1995, nos Estados Unidos da América com a General Eletric. Havia uma preocupação com a contínua aprendizagem, que resultava das mudanças no mundo do trabalho causados pelos avanços tecnológicos e pela globalização.
Jaine Meister da Corporate Universities Xchange define universidade corporativa como “um guarda-chuva estratégico para desenvolvimento e educação de funcionários, clientes e fornecedores, buscando otimizar as estratégias organizacionais”.
Uma universidade corporativa é diferente da universidade tradicional. É uma unidade de ensino feita para uso e aplicação de uma empresa com conteúdo específicos e cem por cento técnicos com a particularidade de ser online.
Além disso, as diferenças também se acentuam pelo fato de que a universidade corporativa é uma instituição sob o total controle da própria empresa e, de modo que o principal foco recai sobre as suas necessidades internas, dificuldades e formação dos seus funcionários.
Tanto que é caracterizado como Educação à Distância (EAD), pois os cursos disponibilizados online, podem ser acessados por seus beneficiários não só a partir da empresa como de suas próprias casas, através de qualquer dispositivo eletrônico como computadores, notebooks, tablets e smartphones.
Se está a pensar em implantar uma na sua empresa saiba que não é o único. O mesmo estudo mostrou que 63% dos entrevistados, informaram que investiram cerca de 0,47% do faturamento anual em educação corporativa.
Apesar de ainda haver um bom número de empresas que ainda não investem, cerca de 28% quer começar a fazer isso em, pelo menos, dois anos. Mas de onde surgiu o conceito de Universidade Corporativa? Vamos ver a seguir.
Por que ter uma universidade corporativa?
As universidades corporativas online mostraram ser a solução perfeita para combinar treinamento com a estratégia da organização e de criação de vantagem competitiva, por meio de aprendizagem contínua.
Desde então, as empresas começaram a investir em implantação de universidades corporativas.
O objetivo era ajudar os funcionários a adquirir habilidades específicas de modo que pudessem executar as tarefas do quotidiano da empresa.
As universidades corporativas seriam também um meio de promover as habilidades específicas de cada um dos funcionários e de mostrar que os valorizam através de um programa intenso de aprendizagem.
Além disso, as universidades corporativas fazem com que o funcionário pense também no futuro da empresa. Ele é preparado de tal forma que se torna mais proativo, oferecendo melhoria e prevenindo problemas.
Em suma, as universidades corporativas têm como fim último o desenvolvimento e a educação de funcionários, clientes e fornecedores.
Desta maneira, estarão prontos para atender às estratégias empresariais da empresa como meio de entrar em novos mercados, criar relacionamentos duradouros com os clientes e dar aquela força que a organização precisa para assegurar o seu futuro.
5 vantagens de ter uma universidade corporativa online:
Ter a Universidade Corporativa é um grande diferencial competitivo, vejamos agora, 5 vantagens importantes de ter uma universidade corporativa online:
- Alinhamento da Missão, visão e valores
Isso quer dizer que todos os membros da empresa estarão focados em atingir um objetivo comum. Assim, todo o conteúdo formativo ministrado na formação terá como base esses pilares que sustentam a organização.
- Capacitar os novos funcionários
A admissão de um novo quadro na empresa não tem de necessariamente constituir uma perda de tempo para os outros funcionários.
Com uma universidade corporativa, o novo colaborador pode aprender de forma independente mesmo antes de ocupar o seu novo posto de trabalho. Assim, a produtividade é preservada.
- Formar futuros líderes
Um líder dita o rumo de uma organização, de modo que uma das vantagens da universidade corporativa é formar profissionais com espírito de liderança e moldá-los de acordo com os objetivos da organização.
De modo que estes, possam tornar-se líderes com voz ativa que levarão a empresa à bom porto. Também tem a missão de capacitar os colaboradores para que sejam líderes e tenham voz ativa sobre os rumos da empresa.
- Custo baixo
Exatamente! A implantação de uma universidade corporativa online acarreta custos mais baixos quando comparados ao ensino convencional.
E ainda oferece a possibilidade de adaptação ao perfil e capacidade dos formandos, através das plataformas LMS (Learning Management System), nas quais os cursos são geridos.
- Clareza sobre o papel de cada um dentro da empresa
Ao invés de ter profissionais confusos na empresa, com a universidade corporativa implantado, haverá mais clareza sobre os papéis que eles e os seus colegas devem desempenhar na empresa.
Melhoria da imagem da empresa no mercado
Empresas que investem e valorizam o capital humano são sempre bem cotadas e posicionadas na mente dos próprios funcionários e dos consumidores.
Com a humanização da comunicação proposta para as estratégias de marketing, empresas que se preocupam com a educação dos seus colaboradores certamente sairão na frente das outras.
Esta é mais uma das vantagens de implementar uma universidade corporativa online na sua empresa.
Certamente que as universidades corporativas são indispensáveis para empresas que queiram disseminar a inteligência e atingir bons resultados através da alta performance dos seus funcionários.
Pensar nas vantagens a curto prazo como o baixo custo e nas de longo prazo, como a preparação de líderes para o futuro, ajudarão você a não olhar o processo de implantação de uma universidade corporativa como um bicho de sete cabeças.
As empresas têm de ser fortes, sólidas e unidas na maneira de pensar e de agir se quiserem aguentar os ventos de mudança cada vez mais frequentes.
Agir como uma máquina bem oleada cuja performance é garantida pelo funcionamento perfeito e sincronizado das pequenas peças individuais é possível, caso entenda que o processo de aprendizagem contínua deve fazer parte do planejamento estratégico desde o início.
Assim, a implementação de uma universidade corporativa deixa de ser um luxo e passa a ser uma necessidade de empresas que querem atingir resultados e se posicionar na mente dos funcionários e dos próprios clientes.
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