Migrar do presencial para o online
O avanço da tecnologia possibilitado diversos benefícios. Um deles é otimizar o tempo e o aprendizado através de cursos a distância. Mas fazer a transição entre o presencial e o online não é tarefa simples. É necessário pensar no conteúdo de forma mais enxuta, na plataforma e, principalmente, em como alcançar esses possíveis alunos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como investir em cursos a distância de forma efetiva e sem susto.
A primeira vantagem de investir no mundo online é ter acesso a cursos qualificados de qualquer local do planeta. Mas ainda existe um preconceito que permeia essa modalidade de ensino. Contudo, o mercado de cursos online mostra que existem exemplos tão bons quanto, ou até melhor que, o ensino presencial.
Essa modalidade conquista cada vez mais adeptos; seja por conta da correria do dia a dia, seja pela necessidade de flexibilidade e modelos diferentes de ensino.
Mas, para isso, é de extrema importância a dedicação total de aprendizado do conteúdo proposto. Sabotar as aulas não é sinônimo de vantagem. E é por isso que as plataformas online estão cada vez mais eficientes, algumas até contabilizam o tempo que o aluno passa estudando, além de passar tarefas que devem ser cumpridas em um tempo pré-determinado e com provas já estabelecidas no calendário de aulas. Alguns cursos exigem que o aluno faça uma prova ou apresente um trabalho presencialmente, isso demonstrará todo o conhecimento adquirido.
Ou seja, o ensino a distância não abre brechas para que o aluno tenha somente um certificado, mas faz com que ele demonstre o conhecimento e meça isso através da tecnologia avançada. Pois, uma plataforma inteligente conta com diversos recursos que permitem que os professores trabalhem em tempo real com seus alunos, fazendo com que seja possível utilizar ferramentas como chats, videoaulas, conferências ao vivo e fóruns, que podem ser utilizadas para aperfeiçoar o processo de aprendizagem.
Outra dica importante para o sucesso do curso é fazer um planejamento claro e bem pensado do conteúdo a ser transmitido. Não basta apenas ter conhecimento sobre a área que será transmitida no vídeo, é importante ter um plano de como isso será efetivamente realizado e qual a didática transmitida. Lembre-se: a aula online não tem o contato físico e aquele conteúdo está “competindo” com redes sociais, por exemplo. Portanto, é imprescindível pensar em tudo que será transmitido, desde a postura do professor até a qualidade do vídeo e áudio.
Planejamento feito e conteúdo realizado, agora é o momento para investir em atrair esses alunos de forma eficiente através de estratégias de marketing. O que será explicado em outro momento.