Para concluir um curso de graduação é necessário muito além do que apenas comparecer as aulas e ser aprovado nas matérias matriculadas. Créditos e cargas horárias, bem como as atividades complementares, são itens que precisam ser cumpridos para conseguir o esperado diploma.
Essas atividades tem o objetivo de contribuir com experiências durante a formação acadêmica, fazendo com que o aluno coloque em prática tudo o que aprendeu. Apesar de não constarem no percurso curricular, não sendo oferecidas pelo curso em si, são aliadas no incentivo a conhecer outras perspectivas fora do ambiente de ensino acadêmico, contribuindo para o crescimento social e profissional do estudante.
Cada curso e instituição de ensino tem estipulada a quantidade de horas de atividades complementares obrigatórias e optativas que o aluno deve realizar, portanto não é algo fixo. Porém, por lei, não podem passar de 20% do tempo total de curso.
Para quem precisa otimizar o tempo e priorizar conteúdos de qualidade pode optar por cursos online. A modalidade EAD faz com que o estudante possa determinar seus próprios horários, desenvolvendo maior responsabilidade com os estudos e trazendo uma maior flexibilidade na rotina. Além disso, não há a necessidade de se deslocar até a unidade de ensino.
Outra vantagem é a já oferecida pela internet. O ensino a distância permite acessos a conteúdos de qualidade em qualquer lugar do mundo, em diversas plataformas (foto, vídeo, texto, áudio), estimulando, assim, o contato do aluno com a tecnologia, já tão presente nos dias atuais.
Vale destacar, também, que a modalidade EAD oferece várias formas de capacitação como, por exemplo, os cursos profissionalizantes. Logo o aluno adquire muito mais do que apenas horas complementares, mas também oportunidades valiosas de crescimento profissional.