A educação corporativa é uma prática que vem crescendo cada vez mais nas empresas. Essa proposta visa muito mais que treinamento de funcionários e qualificação de mão de obra, mas procura articular coerentemente as competências individuais no contexto da empresa, buscando inovação e o aumento dos lucros.
Por meio da educação corporativa, a empresa não é vista como a única detentora do conhecimento, mas os funcionários também são colocados no centro da inovação e dos novos conteúdos. Quando essa ideia é bem realizada na empresa, a tomada de decisão e a rapidez na resolução das tarefas é melhorada, já que a comunicação interna no ambiente de trabalho é mais eficiente.
Confira nessa lista as empresas que já utilizam a educação corporativa e quais foram os benefícios dessa implementação.
Schulz – Compressores em Santa Catarina
A empresa de compressores Schulz, localizada em Joinville (Santa Catarina), tem uma rede de educação corporativa pensada e executada unicamente por funcionários e com um investimento de R$ 437 mil nos últimos quatro anos. O projeto da Schulz dá oportunidades de os funcionários de diversas áreas compartilharem conhecimentos entre si. Muitos funcionários que tinham apenas o Ensino Médio, ou mesmo somente o Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de ter um curso técnico ou até superior.
Com isso, a Schulz revolucionou o cenário e o projeto de educação corporativa já rendeu R$ 12 milhões em forma de qualidade e produtividade dos seus funcionários.
Elektro – distribuidora de energia
A Elektro possui um programa de educação corporativa que ajudou a empresa a garantir o primeiro lugar no GPTW 2014, como as 70 grandes empresas nacionais e multinacionais. Com o programa Educação Corporativa Elektro, a empesa procura desenvolver estratégias de educação através da criação de programas de formação na área de negócios.
Hoje, o programa já oferece 200 tipos de treinamentos e, aproximadamente 146 mil horas. Para se adequar as necessidades dos funcionários, a empresa faz um processo de levantamento das competências e das necessidades de cada um, buscando o aprimoramento na função e, também, da empresa como um todo.
Accor Hotels
A Accor Hotels possui o programa “Academia Accor”, idealizado em 1992, responsável por 20 mil ações de treinamento para os funcionários da empresa. O projeto de educação corporativa contempla todos os níveis de estudo, desde a educação básica até a formação profissional dos funcionários e seus familiares. O investimento na educação corporativa fez com que a Accor Hotels chegasse ao 10º lugar no GPTW 2014.
Alcoa
Mais uma empresa no topo da lista da GPTW 2014, a Alcoa também é uma grande investidora de projetos de educação corporativa. Com a “Universidade Alcoa”, a empresa investe em cursos de formação profissional e também na qualidade de vida dos funcionários. Com isso, a empresa garante uma comunicação interna mais elabora e, com isso, maior rendimento de seus funcionários.
A educação corporativa é uma boa solução para melhorar o rendimento da sua empresa. Caso possua dúvidas sobre o assunto, não deixe de baixar nossos e-books e entrar em contato com a gente.