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Entenda a relação da gamificação e o EAD - Por que elas se complementam? - FourX

28 de fevereiro de 2018by admin0

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A gamificação está para a educação a distância como o bisturi está para o médico. Entenda, neste texto, a relação da gamificação e o EAD e por que eles se complementam. Mas, antes, que tal entendermos um pouco mais sobre a gamificação?

Como funciona o processo de gamificação na EAD?

Dito de modo simples, a gamificação é uma técnica que vem sendo utilizada para aprimorar o processo de aprendizagem de alunos. A técnica consiste no uso da mecânica de jogos para implementar e facilitar o processo de assimilação de conteúdos, textos, fórmulas e quaisquer outras exigências para aperfeiçoar o ensino.

Mas como isso funciona? É mais simples do que você imagina. Pega-se elementos dos jogos como personagens, cenários, funções e recursos e os introduzem na dinâmica da plataforma de ensino. Ou seja, transporta-se o que é comum ao jogo para a plataforma de ensino a distância, melhorando assim a experiência entre alunos e ensino e entre alunos e plataforma.

Existem estudos que comprovam que as pessoas geralmente se sentem mais atraídas pelo que as motivam. Vide, por exemplo, os estudos sobre a pirâmide da motivação, cunhada por Maslow, teórico clássico da administração.

Ainda que sejam áreas distintas, elas se conectam por uma razão: a motivação. Enquanto Maslow identificou que as pessoas se sentem motivadas a partir de certos impulsos circunstanciais, a EAD encontrou a solução ideal para motivar os alunos ao aprendizado a partir da gamificação.

A gamificação e a educação a distância

Desde que a EAD surgiu ela revolucionou, pois permitiu que as pessoas pudessem, de qualquer lugar, ter acesso à educação, e isso sem grandes custos quando comparada com a educação tradicional, que requer, para o seu devido funcionamento, salas de aula, prédios, recursos humanos e materiais, entre outros elementos.

Não que a EAD dispense desses recursos. É necessário, só que se comparado com o modelo de educação tradicional o custo é bem menor, isso porque ela, obviamente, opera a distância ou semipresencial, relegando por exemplo, em alguns casos, salas de aula fixa, já que conta com ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs).

Ainda que a AVA seja uma importante ferramenta, capaz de suprir diversas necessidades do ensino a distância, ela é uma plataforma limitada no que tange à imersão do usuário. E é aqui que entra a gamificação como a complementação ideal para suprir essa insuficiência.

A AVA não proporciona ao aluno a interatividade e motivação suficiente para que este se sinta compelido a continuar com suas atividades dentro da plataforma de ensino, o que é diferente quando se usa a gamificação.

O game, nesse contexto, mostra-se bastante favorável ao estímulo do aluno, tanto pelo aspecto lúdico quanto pelo imersivo, isso porque a gamificação permite que o aluno se utilize de um avatar para se sentir parte da plataforma, como se ele estivesse presente no local, aceitando desafios a serem superados e recompensas pelas soluções que ele encontrou.

Dito de forma simples, a gamificação e a EAD formam, juntas, um jogo de ensino-aprendizagem que é capaz de atrair, manter e motivar o aluno.

Aprofunde-se nesta temática baixando um de nossos e-books. Se você ainda ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

 

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