Carregando

 
(27) 9.9977-9005 / (27) 9.9855-0776
contato@fourx.com.br
Redes Sociais

Quais os benefícios que a gamificação traz para o ensino a distância? - FourX

20 de fevereiro de 2018by admin0

A gamificação tem sido uma ferramenta essencial no processo de ensino a distância. Quer dizer, não só no ensino a distância, mas em praticamente em quase tudo que fazemos.

Seja aqui ou ali, sempre tem um toque de gamificação, seja para melhorar a nossa experiência com o produto seja para facilitar o entendimento e consequentemente a aprendizagem. Mas, afinal, o que é gamificação e quais são os seus benefícios para o ensino a distância?

Saiba o que é gamificação

Pela etimologia da palavra talvez você já saiba o que é gamificação. Bom, se você disse que tem relação com games, ótimo, você acertou!

Gamificação é a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos para estimular e engajar as pessoas a resolverem problemas e a melhorarem o seu ensino-aprendizado, de modo que este ensino-aprendizado possa ganhar forma e vida fora do contexto do jogo. Diz aí para a gente, com game tudo fica ou não fica mais fácil?

Dando um exemplo prático, sabe aqueles jogos de caça palavras, comumente chamado de racha-cuca? Então, temos nele um exemplo claro sobre gamificação. À medida que a gente vai ligando as palavras, aprendemos tanto a nossa língua como desenvolvemos a capacidade de resolver problemas dentro de uma pequeno espaço de tempo, caso se trate de um caça-palavras digital, com medidor de tempo. Depois deste exemplo, certamente diversos outros devem ter surgidos em sua mente.

Quais são os benefícios da gamificação para o ensino a distância

Seja aplicado em jogos ou no ensino a distância, a gamificação proporciona diversos benefícios. No ensino a distância, por exemplo, tem-se os seguintes benefícios, a seguir enumerados:

1) Proporciona o trabalho em equipe

Como se fosse um jogo, a aplicação da gamificação ao ensino a distância proporciona o trabalho em equipe, considerando que pode existir a necessidade dos alunos combinarem ideias e habilidades para atingirem resultados.

2) Estimula a resolução de problemas

Para alcançar os resultados que a gamificação impõe ao ambiente de ensino, os alunos poderão utilizar os recursos dinâmicos disponíveis para a resolução de problemas.

3) Estimula a interatividade

A interatividade não se dá somente entre alunos e alunos ou alunos e mediadores. Com a gamificação, o aluno pode ter que interagir com cenários, personagens e acontecimentos.

4) Estimula a competitividade e o sentimento de conquista

Com a aplicação da gamificação ao ensino a distância, é possível criar cenários e contextos para estimular a competição saudável e, consequentemente, o sentimento de conquista para quem vencer a dinâmica do jogo da aprendizagem.

5) Diminui a evasão escolar a distância

Por tornar a aprendizagem mais divertida e menos tediosa, a gamificação contribui para reduzir a evasão escolar a distância. Recentes estudos apontaram que uma das causas da evasão é justamente um ambiente de ensino desinteressante.

6) Possibilita o ensinamento prático

Ao introduzir no ambiente de ensino atividades e desafios reais, estimulando os alunos a tomarem decisões por conta própria, a gamificação possibilita uma experiência prática.

A gamificação aplicada ao ensino a distância é uma atestação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por ambientes dinâmicos e interessantes. Saiba mais sobre este conteúdo baixando um dos nossos e-books. Se surgir alguma dúvida, entre em contato conosco.

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
R. Itacibá, 135 , Ed. Villaggio Itaparica - Praia de Itaparica, Vila Velha - ES, 29102-280
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades
A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Rodovia ES-60 (Rodovia do Sol), 2780 - Sl 1104, Ed. Itaparica Top Business, Praia de Itaparica, Vila Velha/ES
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.