Mercado de nicho e a importância para o seu negócio
Verdade seja dita: não está fácil pra ninguém, e com tanta concorrência no mercado, o sucesso de um negócio pode estar, literalmente, nas pequenas coisas, mais precisamente no chamado mercado de nicho, que é quando uma empresa se especializa em determinado segmento ou público-alvo. A principal vantagem do mercado de nicho é o fato de poder dedicar toda a atenção para criar o melhor produto/ serviço possível, já que o empreendedor poderá concentrar os seus recursos.
Se você é especialista em algo, você tem grandes chances de ser único no mercado, e ter uma empresa bem-sucedida.
É fundamental que o nicho de mercado tenha demanda suficiente para sustentar o negócio. Já o próximo critério é ter certeza que o nicho escolhido não está saturado. Quando um novo tipo de negócio começa a dar certo, é comum que muitas pessoas abram o mesmo tipo de negócio e, em pouco tempo, o negócio acaba não sendo lucrativo para ninguém.
Internet
A internet é uma poderosa aliada quando o assunto é mercado de nicho. Ela potencializa de maneira impressionante o mercado de nicho, se antes era praticamente impossível trabalhar com um público-alvo específico, a web mudou esse cenário e fez com que o público passasse a estar em qualquer lugar do planeta.
Para além da internet, outra vantagem do mercado de nicho são os preços a serem cobrados. Por utilizar produtos considerados “raros” no mercado, o empreendedor do mercado de nicho tem uma gama enorme de possibilidades na hora de cobrar o valor final do produto/serviço.
Para quem quer apostar nesse tipo de mercado é simples: atentar-se às novas tendências e novos grupos. Eles poderão se tornar eventuais clientes. Se bem utilizado, o mercado de nicho tem tudo para ser um bom investimento.