Carregando

 
(27) 9.9977-9005 / (27) 9.9855-0776
contato@fourx.com.br
Redes Sociais

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ENSINAR ONLINE - FourX

16 de agosto de 2018by admin0

A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ENSINAR ONLINE

A metodologia didática usada por um professor é o que norteará o bom êxito em sua aula. O domínio do conhecimento a ser transmitido é algo essencial durante a exposição da matéria em aula.

A estrutura pedagógica e a demanda no aprendizado da turma é parte de estratégia de um bom docente, para que assim venha satisfazer a expectativa do público alvo, que são os alunos.

É importante destacarmos que um bom ensino é composto de teoria e prática, o que no final levará a um máximo de aproveitamento por parte dos alunos.

Destacaremos alguns pontos relevantes a respeito da didática no ensino online:

  1. Metodologia usada no conteúdo.Dentro do âmbito do ensino online, há alguns tipos de metodologia. Entre elas, temos o vídeo aula, fórum participativo, dentre outras. A metodologia vídeo aula tem sido a mais usada e também considerada a melhor para se transmitir um conteúdo pela web.
  2. Interação com o mundo Digital. O professor que antes estava acostumado a estar sempre presencialmente em sala de aula, passa então a ter o desafio de passar conteúdo pela internet. Isso proporciona ao docente uma maior experiência didática dentro do mundo digital.
  3. Capacitação pedagógica. Tanto o professor quanto o aluno estão expostos ao mundo web. Entretanto, cabe ao professor buscar uma capacitação profissional em relação ao uso das ferramentas digitais, para que assim, consiga lecionar com sucesso seu conteúdo.
  4. Conteúdo a ser transmitido. A matéria dada pelo professor deve ser transmitida com clareza, tendo cuidado com palavras tendenciosas de que venha gerar dúvidas ou conflitos na aprendizagem. Transmitir conhecimento por via online não é a mesma coisa que estar presencialmente dando aula a uma turma.
  5. Qualidade do ensino. É importante que o ambiente dentro de um vídeo-aula seja atrativo ao desejo de aprender. Imagens e gráficos apresentados em uma aula aumenta o retorno satisfatório no aprendizado.
  6. Planejamento estratégico.É essencial que cada professor planeje bem o que vai lecionar e também de como irá passar essa matéria para a turma. Em uma aula online é preciso fazer bem as conexões entre uma pauta de um vídeo e outro.

Para uma melhor didática em uma aula online, temos os seguintes pontos:

  1. Estar atento ao aprendizado do aluno.O facilitador deve ser capaz de captar nos “olhos” dos alunos se eles estão assimilando bem o conteúdo. Em uma aula online, não é possível “olhar nos olhos”, porém, é possível perceber a freqüência de participação de cada aluno nas atividades propostas e nas questões levantadas em fóruns.
  2. Aulas atrativas. Assistir aula online pode ser também um incômodo para muitas pessoas, e o professor enfrentará o desafio de manter o aluno entretido na aula. Para isso, o docente deverá elaborar bem suas aulas implantando atrações que venham prender a atenção do aluno na aula.
  3. Dinâmica pedagógica. É essencial que as aulas deixem de ser entediantes e para isso o professor deve saber bem de como aproveitar o tempo da aula. Toda estratégia que sirva para deixar a aula mais dinâmica é bem vinda. Dessa forma, a aula fluirá bem e os alunos não ficarão “cansados” do conteúdo.
  4. Interação coletiva. Todo aluno sente a necessidade de participar numa aula, seja para tirar dúvida ou contribuir com alguma informação. A tarefa do professor neste momento é proporcionar um ambiente aberto para que cada aluno se sinta a vontade para participar e interagir na aula, seja com o professor ou com outros alunos.
  5. Horários acessíveis. Normalmente as vídeo-aulas ao vivo costumam ter um horário fixo, flexionar os horários pode ajudar bastante os alunos que por sinal, possuem disponibilidades diferente um dos outros.

Uma aula online pode parecer no inicio que é algo fácil a ser transmitida, porém, vimos que esta modalidade de ensino tem as suas peculiaridades. É uma metodologia que exige uma preparação por parte do professor e compromisso por parte do aluno.

Concluindo. À medida que nosso mundo vai ficando cada mais digital, o ensino a distância vai ganhando mais espaço em nossa rede de ensino. E com isso a tendência é que no futuro venhamos ter mais aulas online do que presencial.

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
R. Itacibá, 135 , Ed. Villaggio Itaparica - Praia de Itaparica, Vila Velha - ES, 29102-280
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades
A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Rodovia ES-60 (Rodovia do Sol), 2780 - Sl 1104, Ed. Itaparica Top Business, Praia de Itaparica, Vila Velha/ES
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.