Carregando

 
(27) 9.9977-9005 / (27) 9.9855-0776
contato@fourx.com.br
Redes Sociais

Como a educação corporativa auxilia na redução da rotatividade - FourX

26 de março de 2019by admin0

Mais um funcionário apresentou a carta de demissão. Mil perguntas passam pela sua mente, mas você não tem tempo de respondê-las. Precisa encontrar outro funcionário o quanto antes.

Este é um dos grandes pesadelos de qualquer gestor de pessoas. Independentemente do que quer que seja que tenha causado isso, tem de ser resolvido.

Afinal, rotatividade ou turnover em inglês diz muito sobre a saúde uma empresa. Por isso, continue lendo este artigo e descubra a resposta das questões:

  • O que é a rotatividade?
  • Quais são as causas da rotatividade?
  • Quais são os prejuízos da alta rotatividade?
  • Como a educação corporativa auxilia na redução da rotatividade?

O que é a rotatividade?

A rotatividade refere-se ao fluxo de contratações e demissões de uma empresa. Quando está alta, quer dizer que os trabalhadores não permanecem muito tempo lá.

Portanto, se é isso o que acontece na sua empresa, está na hora de investigar e descobrir o que é que pode estar na origem disto.

Quais são as causas da alta rotatividade?

Muitas causas estão na alta rotatividade de uma empresa, sendo que a principal é o salário baixo. Isso mesmo, se a sua empresa paga abaixo do valor do mercado, pode começar a contar com as demissões.

Não importa o quanto o trabalhador goste de você ou da sua empresa; se aparecer uma proposta salarial maior ele irá embora sem hesitar. Então, veja bem se o que você paga vai de acordo com a expectativa salarial do mercado.

Outra causa para a alta rotatividade é o mau clima organizacional. Não esqueça que as pessoas passam parte do seu dia trabalhando, então, se o clima no local de trabalho for péssimo, ninguém aguentará ficar lá mesmo que você pague muito bem aos seus funcionários.

E o que dizer das condições de trabalho? Essas também são muito importantes, e até mais do que a remuneração.

Desta forma, plano de saúde, segurança no local de trabalho, entre outros, são coisas que podem tornar o local e o trabalho em si, mais atraente e reduzir assim, a alta rotatividade. A falta de reconhecimento por parte das organizações leva muitos funcionários a pedir demissão.

Prejuízos da alta rotatividade

Agora que já conhece as causas da alta rotatividade, veja como pode prejudicar a sua empresa.

A alta rotatividade traz muitos prejuízos. Dentre eles destacamos os seguintes:

  1. Aumento nos gastos

Isso acontece porque implica rescindir contratos e admitir novos funcionários com muita frequência.

Além disso, a empresa gastará também com o treinamento do novo membro, bem como com a divulgação e todo o processo que envolve o recrutamento do mesmo.

  1. Perda de conhecimento

Como sabe, a capacidade intelectual é intransmissível. Assim, quando você perde um funcionário ele leva embora todo o conhecimento que adquiriu durante o tempo que trabalhou na empresa.

  1. Perda de tempo

Tempo é dinheiro, diz a sabedoria popular. E não podia ser mais verdade. O processo de recrutamento que vai desde a divulgação da vaga até a admissão do novo quadro leva muito tempo.

Além disso, um estudo mostra que leva cerca de 1 ano para que o funcionário atinja todo o seu potencial na empresa.

  1. Afeta a produtividade

A perda de um funcionário, implica que durante algum tempo, a equipa trabalhará com um membro à menos, o que afetará a sua produtividade.

E quando o novo funcionário é contratado, o período de adaptação ao trabalho, ao meio e aos colegas, acabará de forma direta ou indireta afetando os resultados.

Certamente, não há mais dúvidas de que a alta rotatividade pode ser um problema com consequências terríveis para a empresa. E uma das soluções para evitar isso, é por apostar na educação corporativa.

Mas porquê? Porque a educação corporativa vai ajudar os funcionários a criarem laços fortes com a empresa. Eles passaram a ver a empresa como sua casa e os seus membros como sua família.

Assim, as probabilidades de ficarem descontentes ou de se sentirem tentados a aceitar outras propostas ficarão cada vez menores.

Outra vantagem da educação corporativa é que ajuda o funcionário a ficar mais motivado e assim continuar a ser produtivo. Sabemos que não é fácil, mas você pode motivá-lo por incluí-lo na tomada de decisões.

Vejamos agora, como usar a educação corporativa, bem como, um procedimento de seleção adequado, para reduzir a rotatividade em uma empresa:

  1. Invista em educação corporativa

Para que haja uma redução efetiva na rotatividade de sua empresa, será necessário mudar os paradigmas presentes nas formas de gratificação dos funcionários. Isso ocorre, pois, mesmo que o salário seja um fator fundamental para a motivação, este certamente não é mais o principal fator para a permanência de uma pessoa em um cargo.

Desta forma, atualmente, vemos que os funcionários estão mais interessados em trabalhar em um ambiente onde há de fato, a possibilidade de crescimento profissional, através da valorização de cursos e conhecimentos práticos.

Assim sendo, os funcionários buscam empresas em que possam melhorar de forma constante, bem como, aplicar seus conhecimentos. Por isso, oferecer um ambiente de trabalho onde há respeito e qualidade de convivência é fundamental.

A educação corporativa é uma das ferramentas eficazes que uma empresa pode utilizar para motivar seus colaborados no dia a dia de trabalho.

Por fim, é fundamental então que a empresa invista em cursos adaptados às necessidades de cada funcionário, sem prejudicar o horário de trabalho dos mesmo, para que haja uma redução na rotatividade na empresa. Para isso, as empresas podem utilizar plataforma digitais de ensino.

  1. Tenham um procedimento recrutamento e seleção focado nas necessidades da empresa

Para reduzir a rotatividade em uma empresa o procedimento de recrutamento de seleção dos novos funcionários, deve ser elaborado embasado em uma série de características.

Em outras palavras, isso significa que a empresa deverá optar por aqueles funcionários que desde o início mostram que se adaptarão com facilidade ao novo ambiente corporativo, bem como, que mostram interesse em crescer junto com a empresa.

Assim sendo, mesmo que por causa dessas especificidades o processo de seleção e recrutamento leve mais tempo, certamente valerá a pena, pois haverá uma redução significativa na rotatividade.

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
R. Itacibá, 135 , Ed. Villaggio Itaparica - Praia de Itaparica, Vila Velha - ES, 29102-280
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades
A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Rodovia ES-60 (Rodovia do Sol), 2780 - Sl 1104, Ed. Itaparica Top Business, Praia de Itaparica, Vila Velha/ES
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.