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Como a Gamificação pode incentivar a busca de conhecimento na organização - FourX

13 de junho de 2019by admin0

Manter os colaboradores de uma empresa engajados com os resultados e motivados com o trabalho nem sempre é uma tarefa muito fácil para profissionais de RH. Oferecer oportunidades de treinamento também tem sido uma constante problemática em empresas dos mais diversos portes, pequenas, médias e grandes.

Mas então como resolver essa questão? Como oferecer ao corpo de colaboradores da sua empresa opções de crescimento, treinamento e mantê-los engajados com o trabalho, otimizando os seus resultados?

Nem todas as empresas respondem da mesma forma quando questionadas sobre as técnicas para incentivar e manter seus colaboradores engajados, mas a maioria das corporações que conheceram a gamificação, tem utilizado dessa ferramenta no desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe

Hoje falaremos um pouco deste método que tem sido adotado em larga escala pelas empresas.

Por conta dos resultados positivos que tem apresentado como metodologia inovadora no que diz respeito ao maior aproveitamento e engajamento, as técnicas de gamificação foram levadas para além das salas de ensino onde inicialmente foram utilizadas, chegando ao meio corporativo.

No meio corporativo é utilizada da mesma maneira, como instrumento de melhor treinamento dos seus funcionários e também como forma de mantê-los engajados com a sua empresa.

Quando falamos em gamificação, estamos falando do emprego de técnicas, metodologia e design utilizado nos jogos para outras áreas que não são puramente o entretenimento.

O que nós temos a partir de então é a facilitação de temas complexos por meio de um processo de aprendizagem lúdico.

A principal vantagem da gamificação é de fato facilitar o aprendizado de temas mais difíceis e concomitantemente otimizar o resultado dos treinamentos que você oferece aos seus colaboradores. Temos aí um ciclo virtuoso que se mantém. Mas não se preocupe vamos explicar isso melhor.

Com a gamificação, é perceptível a otimização dos resultados dos treinamentos que são oferecidos aos colaboradores, e com isso há uma melhora considerável no resultado e nos rendimentos na organização.

Com a retribuição que normalmente é um incentivo para sua permanência, mais o investimento em treinamentos que de fato o fazem constatar que melhora significativamente a sua bagagem profissional, seu funcionário continuará a dedicar-se a empresa e a trazer bons resultados.

A Gamificação, modos de aplica-la e as ferramentas utilizadas

Um processo de treinamento ou capacitação que se utilize da gamificação para fomentar a aprendizagem habitualmente acontece nos chamados AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que nada mais é do que um sistema similar ao da chamada educação EAD, contudo, com técnicas de ensino mais lúdicas e motivadoras.

Você deve estar se perguntando quais as ferramentas utilizadas nesse processo. Bom, basicamente utiliza-se de diversos elementos do mundo dos games e isso vai desde o estabelecimento de metas, processo de pontuação, rankeamento e gratificações ou recompensas a cada missão cumprida dentro do sistema.

Apesar do que inicialmente pode parecer, incluir no processo de aprendizagem aplicações voltadas para a gamificação não devem em hipótese alguma substituir outros métodos de ensino.  Lembrando sempre que a gamificação deve ser utilizada também para que o método tradicional seja melhor aceito.

Mas por que a gamificação é importante para a minha empresa?

Chegamos a pergunta chave desse texto. Como comentamos anteriormente sobre o ciclo virtuoso que se mantém, esse seria um bom motivo para que você passe a olhar a gamificação com outros olhos e veja os  inúmeros benefícios que apresenta, sobre os quais falaremos agora.

A elaboração de um game voltado para o seu time pode abordar inúmeras questões, que de outra maneira seriam trabalhados em uma reunião mensal, que o seu colaborador se sentiria obrigado a participar.

No caso de um game intuitivo, é possível abordar o programa de integração de novos colaboradores, de forma facilitada e oferecer possibilidades de capacitação.

A capacitação constante e a chamada atualização profissional é praticamente uma exigência no mercado competitivo que as empresas encontram pela frente. Poder contar com funcionários treinados e totalmente capacitados pode favorecer e muito a sua instituição.

A implementação de um game para a sua empresa dentre outras coisas, contribui significativamente para o maior engajamento corporativo. Isso acontece porque com o processo de metas, missões, rankeamento e recompensas, o funcionário se mantém na dinâmica de maneira totalmente voluntária.

Todo esse processo rolando dentro da empresa estimula também o relacionamento entre os funcionários, o conhecimento e o maior entrosamento entre cada um dos setores da empresa. Estes elementos combinados garantem funcionários motivados, engajados e favorece a contenção do turnover, ou rotatividade.

A rotatividade de funcionários é sempre vista com atenção em uma determinada corporação seja ela de qual ramo for, isso porque a alta rotatividade ou turnover pode e muito atrapalhar o bom desenvolvimento e a prosperidade do seu negócio.

Isso acontece porque, os funcionários que de certa forma apresentam um tempo dentro da empresa conhecem as suas minúcias e dinâmicas. Um funcionário recém-contratado terá dificuldades para atingir o mesmo desempenho profissional que um funcionário com anos de casa, por exemplo.

Você ainda deve estar (pensando), “Como a Gamificação pode atuar em todos esses aspectos?”, a resposta é simples.

Através da aplicação dessa técnica de ensino você dá ao seu colaborador mais autonomia e poder de decisão, o que contribui para que ele se sinta reconhecido, valorizado, importante na empresa e sobretudo incentivado.

Como qualquer outra pessoa, desenvolvemos melhor as nossas atividades quando temos um estímulo para tal.

Case de sucesso

Aqui separamos um case de sucesso para que você veja como a gamificação pode trazer excelentes resultados.

Um ótimo exemplo é a operadora de telefonia Vivo, que conta com um recurso onde seus colaboradores do Call Center criam um avatar e recebem o auxílio de facilitadores para o desenvolvimento de competências específicas para o melhor desempenho de suas funções junto a empresa.

São mais de oito mil participantes com porcentagem ativa de 95%.

Para que as técnicas de gamificação sejam aplicadas na sua empresa é fundamental que seja traçado um objetivo para o seu uso, para posterior aplicação.

admin

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