[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]
A gamificação está para a educação a distância como o bisturi está para o médico. Entenda, neste texto, a relação da gamificação e o EAD e por que eles se complementam. Mas, antes, que tal entendermos um pouco mais sobre a gamificação?
Como funciona o processo de gamificação na EAD?
Dito de modo simples, a gamificação é uma técnica que vem sendo utilizada para aprimorar o processo de aprendizagem de alunos. A técnica consiste no uso da mecânica de jogos para implementar e facilitar o processo de assimilação de conteúdos, textos, fórmulas e quaisquer outras exigências para aperfeiçoar o ensino.
Mas como isso funciona? É mais simples do que você imagina. Pega-se elementos dos jogos como personagens, cenários, funções e recursos e os introduzem na dinâmica da plataforma de ensino. Ou seja, transporta-se o que é comum ao jogo para a plataforma de ensino a distância, melhorando assim a experiência entre alunos e ensino e entre alunos e plataforma.
Existem estudos que comprovam que as pessoas geralmente se sentem mais atraídas pelo que as motivam. Vide, por exemplo, os estudos sobre a pirâmide da motivação, cunhada por Maslow, teórico clássico da administração.
Ainda que sejam áreas distintas, elas se conectam por uma razão: a motivação. Enquanto Maslow identificou que as pessoas se sentem motivadas a partir de certos impulsos circunstanciais, a EAD encontrou a solução ideal para motivar os alunos ao aprendizado a partir da gamificação.
A gamificação e a educação a distância
Desde que a EAD surgiu ela revolucionou, pois permitiu que as pessoas pudessem, de qualquer lugar, ter acesso à educação, e isso sem grandes custos quando comparada com a educação tradicional, que requer, para o seu devido funcionamento, salas de aula, prédios, recursos humanos e materiais, entre outros elementos.
Não que a EAD dispense desses recursos. É necessário, só que se comparado com o modelo de educação tradicional o custo é bem menor, isso porque ela, obviamente, opera a distância ou semipresencial, relegando por exemplo, em alguns casos, salas de aula fixa, já que conta com ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs).
Ainda que a AVA seja uma importante ferramenta, capaz de suprir diversas necessidades do ensino a distância, ela é uma plataforma limitada no que tange à imersão do usuário. E é aqui que entra a gamificação como a complementação ideal para suprir essa insuficiência.
A AVA não proporciona ao aluno a interatividade e motivação suficiente para que este se sinta compelido a continuar com suas atividades dentro da plataforma de ensino, o que é diferente quando se usa a gamificação.
O game, nesse contexto, mostra-se bastante favorável ao estímulo do aluno, tanto pelo aspecto lúdico quanto pelo imersivo, isso porque a gamificação permite que o aluno se utilize de um avatar para se sentir parte da plataforma, como se ele estivesse presente no local, aceitando desafios a serem superados e recompensas pelas soluções que ele encontrou.
Dito de forma simples, a gamificação e a EAD formam, juntas, um jogo de ensino-aprendizagem que é capaz de atrair, manter e motivar o aluno.
Aprofunde-se nesta temática baixando um de nossos e-books. Se você ainda ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]