Carregando

 
(27) 9.9977-9005 / (27) 9.9855-0776
contato@fourx.com.br
Redes Sociais

Saiba o que é Gamificação Corporativa e qual a sua contribuição para a educação corporativa - FourX

21 de dezembro de 2017by admin0

A vida é um jogo? A verdade é que ela pode ser, principalmente quando envolve atenção e aprendizado. O processo de ensinar a partir de atividades lúdicas, conhecido como Gamificação, pode ajudar muito no desenvolvimento de um bom ambiente corporativo.

O que é?

Primeiramente, o que é a Gamificação? É um conceito que usa mecânicas comuns em jogos, para uma série de benefícios positivos. Por exemplo, é natural o uso de objetivos e missões, com recompensas boas ao serem finalizadas, as famosas “quests”. Assim, as obrigações profissionais ou do dia-a-dia, são transformadas em missões e desafios, que podem gerar recompensas. O efeito psicológico dessa abordagem é dar um ar positivo a uma tarefa que seria outrora uma obrigação.

Outro aspecto em que jogos são muito bons é na recompensa. Maneiras distintas de deixar o seu personagem mais forte, avançar na história do jogo, vencer um adversário, entre outras. Bons jogos recompensam o jogador a todo o momento e isso mantém o jogador ativo, pois o motiva a sempre estar buscando cumprir a próxima missão. A gamificação usa conceito de recompensas para motivar um funcionário a continuar a fazer uma tarefa.

A competição através de sistemas de pontuações e rankings que colocam os melhores jogadores no topo são uma boa forma de criar mais uma motivação extra.

Gamificação e a educação corporativa

Tratar jogos como “coisa de criança” é um desperdício. A atividade tem muito para nos ensinar, inclusive em ambientes corporativos. Para começar, vamos ver dois exemplos em que a gamificação pode ser a base de treinamento em comportamentos que uma empresa de sucesso deseja em seus funcionários. A orientação em resultados e o trabalho em equipe.

Como dito acima, a maioria dos jogos se orienta de acordo com o cumprimento de certos objetivos, para obter recompensas. Parece muito com o que espera de um funcionário não? O cumprimento de uma meta no final de um período com uma recompensa. Porque então não transformar essa atividade em um jogo? Ao cumprir uma meta semanal, o funcionário ganha uma recompensa. Esse método traz uma luz positiva, que tem um efeito motivacional muito maior, promovendo relaxamento e diminuindo a pressão. Afinal, o que soa melhor? “Cumpra o objetivo ou você perde o emprego” ou “cumpra o objetivo e você ganha uma roupa nova para o seu personagem”?

Os jogos cooperativos existem desde o tempo de se sentar no sofá, cada um com o seu controle. Hoje, com a evolução das conectividades, os jogos cooperativos também evoluíram, sendo muito mais complexos, precisam de uma sincronia de ginástica rítmica. Exercícios de gamificação cooperativa no trabalho ensinam a equipe a dividir tarefas, compartilhar responsabilidade e, talvez o mais importante, criar uma relação de coleguismo com o companheiro. Entender que ambos estão do mesmo lado e tem os mesmos objetivos.

São muitos os efeitos positivos da gamificação. Esses exemplos apenas arranham a superfície do que a gamificação pode fazer para ajudar a sua empresa.

Se quiser saber mais, baixe nossos e-books e entre em contato.

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
R. Itacibá, 135 , Ed. Villaggio Itaparica - Praia de Itaparica, Vila Velha - ES, 29102-280
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades
A FOURXSobre nós
Elementos que Transformam os Resultados
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
https://fourx.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
Rodovia ES-60 (Rodovia do Sol), 2780 - Sl 1104, Ed. Itaparica Top Business, Praia de Itaparica, Vila Velha/ES
Qi 13, Conjunto 03, Lote 01, Lago Norte, Brasilia DF
ESTAMOS CONECTADOSNossas redes sociais
Visite nossas páginas e fique conectado com as novidades

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.

Copyright by FourX. Todos os direitos reservados.