A gamificação tem sido uma ferramenta essencial no processo de ensino a distância. Quer dizer, não só no ensino a distância, mas em praticamente em quase tudo que fazemos.
Seja aqui ou ali, sempre tem um toque de gamificação, seja para melhorar a nossa experiência com o produto seja para facilitar o entendimento e consequentemente a aprendizagem. Mas, afinal, o que é gamificação e quais são os seus benefícios para o ensino a distância?
Saiba o que é gamificação
Pela etimologia da palavra talvez você já saiba o que é gamificação. Bom, se você disse que tem relação com games, ótimo, você acertou!
Gamificação é a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos para estimular e engajar as pessoas a resolverem problemas e a melhorarem o seu ensino-aprendizado, de modo que este ensino-aprendizado possa ganhar forma e vida fora do contexto do jogo. Diz aí para a gente, com game tudo fica ou não fica mais fácil?
Dando um exemplo prático, sabe aqueles jogos de caça palavras, comumente chamado de racha-cuca? Então, temos nele um exemplo claro sobre gamificação. À medida que a gente vai ligando as palavras, aprendemos tanto a nossa língua como desenvolvemos a capacidade de resolver problemas dentro de uma pequeno espaço de tempo, caso se trate de um caça-palavras digital, com medidor de tempo. Depois deste exemplo, certamente diversos outros devem ter surgidos em sua mente.
Quais são os benefícios da gamificação para o ensino a distância
Seja aplicado em jogos ou no ensino a distância, a gamificação proporciona diversos benefícios. No ensino a distância, por exemplo, tem-se os seguintes benefícios, a seguir enumerados:
1) Proporciona o trabalho em equipe
Como se fosse um jogo, a aplicação da gamificação ao ensino a distância proporciona o trabalho em equipe, considerando que pode existir a necessidade dos alunos combinarem ideias e habilidades para atingirem resultados.
2) Estimula a resolução de problemas
Para alcançar os resultados que a gamificação impõe ao ambiente de ensino, os alunos poderão utilizar os recursos dinâmicos disponíveis para a resolução de problemas.
3) Estimula a interatividade
A interatividade não se dá somente entre alunos e alunos ou alunos e mediadores. Com a gamificação, o aluno pode ter que interagir com cenários, personagens e acontecimentos.
4) Estimula a competitividade e o sentimento de conquista
Com a aplicação da gamificação ao ensino a distância, é possível criar cenários e contextos para estimular a competição saudável e, consequentemente, o sentimento de conquista para quem vencer a dinâmica do jogo da aprendizagem.
5) Diminui a evasão escolar a distância
Por tornar a aprendizagem mais divertida e menos tediosa, a gamificação contribui para reduzir a evasão escolar a distância. Recentes estudos apontaram que uma das causas da evasão é justamente um ambiente de ensino desinteressante.
6) Possibilita o ensinamento prático
Ao introduzir no ambiente de ensino atividades e desafios reais, estimulando os alunos a tomarem decisões por conta própria, a gamificação possibilita uma experiência prática.
A gamificação aplicada ao ensino a distância é uma atestação sobre como os seres humanos sentem-se atraídos por ambientes dinâmicos e interessantes. Saiba mais sobre este conteúdo baixando um dos nossos e-books. Se surgir alguma dúvida, entre em contato conosco.